domingo, 13 de março de 2011

Período Romântico




Romantismo foi um movimento artístico, político e filosófico surgido nas últimas décadas do século XVIII na Europa que perdurou por grande parte do século XIX. Caracterizou-se como uma visão de mundo contrária ao racionalismo que marcou o período neoclássico e buscou um nacionalismo que viria a consolidar os estados nacionais na Europa.


Inicialmente apenas uma atitude, um estado de espírito, o romantismo torna mais tarde a forma de um movimento e o espírito romântico passa a designar toda uma visão de mundo centrada do indivíduo. Os autores românticos voltaram-se cada vez mais para si mesmos, retratando o drama humano, amores trágicos, ideais utópicos e desejo de escapismo. Se o século XVIII foi marcado pela objetividade, pelo iluminismo e pela razão, o início do século XIX seria marcado pelo lirismo, pela subjetividade, pela emoção e pelo eu.


O termo romântico refere-se, assim, ao movimento estético ou, em um sentido mais lato, a tendência idealista ou poética de alguem que carece de sentido objetivo.


O romantismo no Brasil


Os romances no brasil foram classificados em: indianistas, urbanos ou históricos e regionalistas.


No romance indianista, o índio era o foco, pois era considerado uma expressão da nacionalidade, e era altamente idealizado. Como um símbolo de pureza e inocência, representava o homem não corrompido pela sociedade, ou não capitalista, além de assemelhar-se aos heróis medievais, fortes e éticos. Junto com tudo isso, o indianismo expressava os costumes e a linguagem indígenas, cujo retrato fez de certo romances excelentes documentos históricos.


Os romances urbanos mostram a vida na capital e relatam as particularidades da vida cotidiana da burguesia, cujo os membros se identificavam com os personagens. Os romances faziam sempre uma crítica à sociedade através de situações corriqueiras, como o casamento por interesse ou a ascenção social a qualquer preço.


Por fim, o romance regionalista propunha uma construção de texto que valorizasse as diferenças étnicas, linguísticas, sociais e culturais que afastavam o povo brasileiro da Europa. Os romances nacionalistas criavam um grande panorama no Brasil, representando a forma de vida e individualidade da população de cada parte do país. A preferência era por regiões afastadas dos centros urbanos, pois estes estavam sempre em contato com a Europa, além de o espaço físico afetar as condições de vida.


Principais poetas românticos Brasileiros:


Gonçalves Dias

Álvares de Azevedo

Castro Alves

Joaquim Manoel de Macedo

José de Alencar

Manoel Antônio de Almeida

Bernardo Guimarães

Franklin Távora

Visconde de Taunay

Machado de Assis

Casimiro de Abreu

Junqueira Freire

Fagundes Varela


Músicas relacionadas ao Período Romântico :



-

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Diga o que achou de nosso post